sábado, 20 de novembro de 2010

Começa segunda o julgamento de bolsas PQ da Saúde Coletiva e Nutrição

O Comitê Assessor de Saúde Coletiva e Nutrição julga de 22 a 24 de novembro os pedidos de renovação e bolsas novas de PQ. Mais uma vez, muito cachorro para pouco osso. Veja abaixo a tabela com os números de bolsas sendo renovadas e os pedidos novos. Há 10 novas cotas de bolsa PQ-2, e 6 pesquisadores que não pediram renovação. Ou seja, 16 bolsas a distribuir entre 120 pedidos novos, supondo que todos os bolsistas atuais consigam renovação. Isso significa que há bolsas para atender 13% da demanda total por novas bolsas.

Mesmo supondo que metade dos pedidos (pura suposição) não sejam competitivos, apenas 1/4 da demanda poderia ser atendida. Some-se a isso a insatisfação de setores com os critérios da área baseados no Qualis da Capes, a previsão do tempo para a semana que vem na sede do CNPq é de tempo instável sujeito a tempestades ocasionais.

Escrevendo isso, fiquei me perguntando se a SC é mal servida de bolsas. O jeito mais imediato de avaliar é comparar o número de bolsas em vigor com o número de programas de pós de algumas áreas da saúde. Veja o que achei:

Ou seja, quem sai melhor na foto é a nutrição, nossa companheira de comitê no CNPq. Mas temos que reconhecer que muitos dos bolsistas da nutrição atuam em programas da área de saúde coletiva.

Parece que resta à comunidade científica em geral e à Abrasco, em especial, pressionar o CNPq por mais bolsas.

2 comentários:

Ken Camargo disse...

Oi Aluíso,
Já concordando (e me compromentendo a levar à direção da Abrasco, até porque o forum de coordenadores já deliberou isso) de antemão com sua conclusão, gostaria de trazer dois outros exemplos para consideração geral, mesmo salientando que a referência ao número de programas tem lá seus problemas dada a grande variabilidade de docentes entre eles.
Mas, motivado pelos seus cálculos, resolvi dar uma olhada em outras áreas. Não há uma superposição exata entre CAs do CNPq e da CAPES, mas em alguns casos é possível fazer a correlação. Por exemplo, na CAPES temos Antropologia e Arqueologia juntas, e separadas no CNPq. Na CAPES são 15 programas ao todo, e no CNPq são 139 bolsas de Antropologia e 45 e Arqueologia, média de 12,3 bolsas/programa.
Na CAPES Astronomia e Física estão juntas, com um total de 50 programas, enquanto que no CNPq Astronomia tem 97 bolsas e Fisica 886(!), média de 19,6 bolsas /programa.
Acho que talvez a área de Saúde, como um todo, tenha que puxar essa luta...
Abraço,
Kenneth

Aluisio Barros disse...

Kenneth,

Ótima complementação das contas originais, que eu restringi à grande área da saúde. Seria muito interessante ter um panorama completo do número de bolsas disponibilizado pelo CNPq para cada área. Mas 886 para a física é uma surpresa! Talvez valha a pena pensar em migrar...