quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Profissão gari - para pós-graduados?


Deu na

Folha Online

22/10/2009 - 10h06

Concurso para garis atrai 22 mestres e 45 doutores no Rio

Publicidade

da Folha de S.Paulo, no Rio

Com inscrições abertas desde o dia 7, o concurso público para a seleção de 1.400 garis para a cidade do Rio já atraiu 45 candidatos com doutorado, 22 com mestrado, 1.026 com nível superior completo e 3.180 com superior incompleto, segundo a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Para participar do concurso, basta ter concluído a quarta série do ensino fundamental. As inscrições terminam amanhã.


Será que a vida está tão difícil assim no Rio? Ou será que a formação graduada e pós-graduada virou só papel? Veja o que diz um estudante de história:

"Disseram que eu era maluco, que eu ia ficar fedendo a lixo... Mas a faculdade hoje não garante emprego nem estabilidade para ninguém. Eu quero segurança"
Me preocupa o valor do ensino superior. Apesar da Capes, tem doutor querendo ser gari. Se nem o doutorado (às vezes) forma um profissional desejado e com bom mercado de trabalho é por que tem alguma coisa errada.

Como orientador de pós e como examinador de muitas teses e dissertações, acho que nos falta rigor. Em muitos programas de pós-graduação é mais difícil entrar (a seleção é super disputada) do que sair (já que reprovação em defesa de tese é algo que ainda não vi).

Será que não estamos "doutorando" futuros garis? O investimento que está sendo feito no Brasil para aumentar a oportunidade na pós é grande. E como todo recurso público deveria ser muito bem aproveitado. De preferência formando as cabeças que vão transformar nosso país num lugar onde seja difícil encontrar candidatos a gari por que há melhores oportunidades para todos. Mas, quando o dinheiro da pós é gasto de forma simplesmente a outorgar um título (de papel e não de mérito) que vai aumentar o salário de um funcionário público (o docente com doutorado ganha mais), aí, então, esse gasto é dobrado...

4 comentários:

Unknown disse...

Aluisio, tentei um comentário, mas parece que não fui feliz.
Parabéns pelo blog

LF disse...

Concordo plenamente contigo, Aluisio.
Alguma coisa está muito errada. Dr. Gari, veja só!
Um abraço, Gordo.

Marlos disse...

Uma frase sintetizou tudo - é mais difícil entrar do que sair. Depois que entrou, é uma questão de formalidade e tempo. Em muitos cursos o título vem como uma "promoção por tempo de serviço". E o doutorado é literalmente a "ponta" de tudo, já que a base do ensino prega o mesmo pensamento desde o início da vida estudantil, afinal de contas, hoje em dia não se pode mais reprovar um aluno no colégio, isso é coisa do passado, a pedagogia moderna diz que não se pode "punir" com a reprovação. Mas todos tínhamos a esperança de que "doutores" fossem diferentes, até conhecermos os doutores varredores de rua. Isso se eles forem contratados, já que inscrição pro concurso de gari não significa aprovação...ou esse pessoal acha que varrer é tão fácil quanto virar doutor?

Joao Reganassi disse...

Venho dedicando meus ultimos anos no desenvolvimento de recursos humanos e gostaria de entender a real intençao desses profissionais ao inscreverem se para o concurso.
Se algum deles ler essa mensagem e quiser responder eu agradeço.