sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Julgado o Edital Universal 2009



Nesta semana, de segunda a quarta-feira, o comitê assessor de Saúde Coletiva e Nutrição esteve reunido em Brasília para o julgamento do Edital Universal de 2009. Foram mais de 350 projetos submetidos – veja na tabela 1 o número de projetos por faixa e por área. Muito trabalho e muita responsabilidade para os 7 membros presentes (Everardo Nunes, coordenador, Cláudia Travassos, Celina Martelli, José Eluf Neto, Rosely Sichieri, Ana Marlucia Assis e eu).

No total, 42% dos projetos com nota igual ou maior a sete foram recomendados (cerca de 150 projetos). Os valores totais solicitados e os valores recomendados pelo comitê estão na tabela 2. Os projetos recomendados somaram quase 7 milhões de reais. Só que o recurso disponibilizado pelo CNPq para o comitê como um todo foi de 2,8 milhões – ou seja, menos da metade dos projetos recomendados serão efetivamente contemplados com recursos. O valor disponibilizado foi praticamente igual ao do ano passado e o número de projetos financiados deve ficar em torno de 57 (15, 21 e 21 em cada faixa).

Pelas discussões do grupo ficou claro que dois foram os erros mais comuns que geraram cortes nos orçamentos propostos. O primeiro, solicitar passagens e diárias para participar de eventos. O CNPq orienta os comitês que aceitem passagens e diárias apenas para viagens relacionadas à execução do projeto de pesquisa (reuniões de trabalho, visitas de campo, etc). O segundo, alocar recursos para pagamento de terceiros, PF, na forma de remuneração mensal por um período prolongado. Todo serviço a ser realizados por terceiros deve ser apresentado na forma de tarefas, com o respectivo valor. Por exemplo, realização de 3000 entrevistas a R$ 10 cada. E não 10 entrevistadores por 5 meses a R$ 600 por mês. Pode parecer “semântica”, mas é como é.

A despedida dos dois membros veteranos do comitê (Everardo e Cláudia) foi devidamente celebrada no bistrot de Daniel Briand, ao sabor de queijos, pães e vinhos. Agora aguardamos a indicação dos novos membros, que deve acontecer ainda antes da reunião para julgamento das bolsas PQ, que acontece em novembro.
Nota: Os números apresentados aqui são aproximados, em função da forma como foram coletados, e podem não bater exatamente com os relatórios e dados a serem divulgados pelo CNPq – mas representam uma aproximação bastante boa da realidade. Os comentários são de total responsabilidade do autor, não sendo o texto manifestação do CNPq ou do comitê.

Nenhum comentário: