quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O FUTURO CHEGOU PARA A INDÚSTRIA FONOGRÁFICA



Parece que as gravadoras estão descobrindo o óbvio: que dá mais lucro vender música direto e que tem um monte de gente disposto a pagar pela música que ouve. Assim é que as gravadoras de música clássica Deutsche Grammophon, Linn Records, e agora Hyperion estão vendendo seus discos - lançamentos, arquivo e até discos esgotados - em formato digital. Tem também o sítio Classics Online onde dezenas de gravadoras disponibilizam suas músicas. Entre as mais conhecidas estão a Naxos, Nimbus, Marco Polo, Harmonia Mundi.

Pra quem mora no Brasil e tem acesso a um limitadíssimo catálogo de música clássica e não quer dar prejuízo pro seu artista preferido, agora dá para comprar as músicas sem pagar uma fortuna de frete e imposto. As gravadoras estão disponibilizando as músicas em formato MP3 de alta qualidade (320Kbps), FLAC (sem perda de qualidade em relação ao CD), ou mesmo em qualidade de estúdio (FLAC de gravações em 88.2kHz, 96kHz ou 192kHz). A DG também oferece, pela bagatela de US$0,99 acesso ao álbum completo por uma semana, para ouvir online. O valor é abatido do preço do disco se você resolver comprar o álbum completo.

Se você tem interesse, pode começar pelo disco fantástico de Sonatas e Partitas de Bach para violino solo pela jovem russa Alina Ibragimova. Festejadíssimo pela crítica, o disco é o segundo da violinista que parece que vai longe. Também, com essa carinha!

Um comentário:

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.