domingo, 5 de abril de 2009

Um adeus a Norberto Dachs



Esta semana recebi uma notícia que me entristeceu - a morte de Norberto Dachs. Junto com meu orientador, Euclydes Custódio de Lima Filho, o Clydão, Norberto teve um papel marcante no meu aprendizado de estatística, durante meu mestrado no IMECC, na segunda metade dos anos 80. Mais do que aprender uma técnica, Norberto me ensinou a gostar da estatística e me fez entender melhor seus usos e limitações. Foi com Norberto que fiz meu primeiro curso de regressão linear. Sempre com um cigarro aceso (e às vezes dois, nos tempos em que fumar em sala de aula ainda era possível), destrinchou os segredos e as belezas dos modelos lineares.

Anos depois, já professor da UFPel, reencontrei Norberto ao trabalhar num projeto da OPAS coordenado por ele. E novamente Norberto teve papel importante na minha entrada pela área da equidade em saúde. Sua fantástica capacitação profissional, seu engajamento científico e enorme capacidade de trabalho desaguaram de forma bastante natural na saúde pública e epidemiologia. Nessa oportunidade pude apreciar melhor suas qualidades de pessoa - sua grande generosidade, seu interesse pelo ser humano, sua enorme simpatia.

O interesse pelos problemas de saúde aproximaram Norberto dos epidemiologistas e nossa comunidade perdeu um grande parceiro. Tendo partido, nos deixa muitas lições. Quem trabalhou com ele não se esquece de sua teoria sobre o efeito "sou uót". Seu espírito crítico não permitia que nenhum projeto ou trabalho escapasse do escrutínio "sou uót?" Pra que serve isso, o que vamos aprender com isso, como a realidade vai mudar (ou melhorar) com isso?

A esse grande mestre, parceiro de trabalho e amigo, só me resta dizer: Obrigado, Norberto!

José Norberto Walter Dachs faleceu em 9/3/2009, aos 65 anos, em Campinas.

2 comentários:

Érika Maia disse...

Prof. Norberto... imortal na memória de quem nada, pouco ou muito o conheceu!

natangal disse...

Em 1975 , quando Norberto chegou dos EUA direto pra Unicamp, truxe com ele , uma copia do SPSS , para ser instalada no Dec-10 da Unicamp ...
Eu tive a honra de receber esta missao e publicar o primeiro manual do usuario do SPSS na Unicamp .

Foi um enorme prazer trabalhar com Norberto , e jamais esqueci dele .
Natan Galkowicz - Formado em Estatistica em 1976 .