A idéia de registrar pensamentos, experiências, fatos, num diário é antiga. Mas fazer esse diário de acesso público é uma coisa que só o milagre da internet permitiu. É um desafio interessante. Um diálogo com alguém, qualquer um, todos. Mais provavelmente, ninguém ou muito poucos. Quem é que tem algo interessante a dizer?
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Tomando chá com Pearson, Fisher, et al.
Um subproduto da reunião de Petrópolis foi a indicação do livro "Uma senhora toma chá". Ou "The Lady Tasting Tea: How Statistics Revolutionized Science in the Twentieth Century", no título original. O livro foi escrito por um estatístico, com experiência na universidade e na indústria.
Diz a revisão da Amazon "Statistician David Salsburg examines the development of ever-more-powerful statistical methods for determining scientific truth in The Lady Tasting Tea, a series of historical and biographical sketches that illuminate without alienating the mathematically timid".
O livro, para quem se interessa por estatística, é muito interessante. Conta as trajetórias das figuras chave do desenvolvimento da estatística, seus conflitos e posições ideológicas. Num tom intimista, entre fatos e fofocas, o desenvolvimento da estatística é delineado de forma clara e instigante. E mesmo alguns conceitos básicos da estatística acabam discutidos e contextualizados. Enfim, uma leitura agradável para quem quer ter um panorama da estatística do século XX, sem a pretensão de virar historiador :-)
Veja detalhes no sítio da Amazon. O livro tem traduação para o português, e tem pra comprar na Livraria Cultura.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário