sexta-feira, 17 de julho de 2009

Jóia bem exibida



Há uns dias falei de um artigo que eu acho que é pouco valorizado. Hoje falo do artigo sobre alternativas de análise para modelagem de desfechos binários (Barros AJ, Hirakata VN. Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: an empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio. BMC Med Res Methodol 2003;3(1):21). Esse, ao contário, é bem visto! Aproveitei a 190ª citação no sistema Scopus para escrever essa nota. E aproveitar pra fazer um pouco de auto-propaganda...

A história desse artigo é curiosa. É um daqueles enjeitados que acabaram dando certo. No meu mestrado em estatística, a razão de chances já me intrigava. Mas meu orientador, Euclydes, ou o Clydão, não achava que era nada de muito interessante. Depois de preparar o artigo, sua publicação foi complicada. Os estatísticos, como meu orientador do mestrado, não entendiam o que é que estava errado com razão de chances. E as revistas de epidemiologia não achavam que era assunto pra elas. Acabei publicando o artigo na BMC Medical Research Methodology. E descobri que esse é um sistema muito interessante. Além do acesso livre, há uma contabilidade do número de visitas ao artigo. E no último ano, sabe que este é o quinto mais acessado da revista? Teve 5563 visitas! E desde sua publicação teve 24519 acessos, sendo o quarto mais visitado de todos os tempos.

Logo antes da publicação (e depois da submissão, coisas do acaso), saiu um artigo tratando do mesmo assunto no American Journal of Epidemiology (1) e ainda outro no ano seguinte (2).

Tem gente que ainda acha estranha essa coisa de usar regressão Poisson (com variância robusta) para modelar dados binários, mas a moda pegou. Estamos trabalhando (Enrico Colosimo e eu) em um sistema de diagnóstico para o modelo para evitar as situações em que se possa estimar valores impróprios ("probabilidades" de evento > 1) a partir do modelo. E quem sabe numa rotina de estimação com restrição que resolva o problema!

1. McNutt LA, Wu C, Xue X, Hafner JP. Estimating the relative risk in cohort studies and clinical trials of common outcomes. Am J Epidemiol 2003;157(10):940-3.
2. Zou G. A modified poisson regression approach to prospective studies with binary data. Am J Epidemiol 2004;159(7):702-6.

Nenhum comentário: