quarta-feira, 1 de setembro de 2010

BIBLIOGRAFIAS "FOR FREE" OU "FOR A FEE"?

Os alunos de pós estão sempre atrás das melhores soluções para seus trabalhos. E isso invariavelmente envolve gerenciar grandes coleções de referências bibliográficas. Há um tempo atrás as opções eram todas comerciais - Endnote, RefMan, Procyte. E todas foram compradas pelo famigerado Thomson Reuters (ex ISI) que calcula os índices de impacto das revistas. Agora eles juntaram tudo no Endnote, que a cada ano tem uma atualização que custa US$ 100. Recentemente eles lançaram uma atualização que basicamente tem uma nova funcionalidade: integra com o Office 2010. Eles não vão lançar isso com uma atualização da versão X3.

Pra quem não quer piratear e nem pagar os tubos, tem o Zotero. Livre, leve e solto, faz praticamente tudo que o Endnote faz. E pra ser sincero, é mais prático na hora de importar as referências da web. Tudo bem, não tem todas as mandrakarias do Endnote, mas... é gratuito.

O MIT tem uma comparação bem legal das opções disponíveis. Lá eles não falam, mas na minha experiência o grande problema do Zotero é a sincronização com o servidor deles. Se a base é grande, demora MUITO. Parece que o problema é que a coleção fica guardada num arquivo único, que leva tempo pra ser transmitido. Eu desativei a sincronização em linha - e faço backups. A modificação de estilos de citação também não é fácil de fazer. Se você não acha uma exatamente do jeito que precisa, pode complicar...

Nenhum comentário: