segunda-feira, 16 de agosto de 2010

CRONOLOGIA DE UM DIA ESTRAGADO PELA TAM

A gente sabe que atrasos e problemas acontecem com a aviação. Mas hoje foi de doer. Depois de ter que esperar o nevoeiro passar, em Pelotas, chego a Porto Alegre para pegar um vôo direto para Brasília que saía às 10.52h (não me perguntem porque "52" se nunca sai na hora mesmo). O vôo já estava lá no painel "previsto" para 11.30h (não 32?).

Bueno, claro que passa 11.30h e nada. Até que avisam, no grito, porque essas coisas não se dizem no alto-falante, que o avião estava com um problema técnico e que em mais meia hora diriam se o vôo saía ou não. Hum. Não, né. Era meio-dia quando nos ofereceram duas alternativas - ir via Congonhas pra chegar às 17.20h ou ficar e sair num vôo direto às 17.15h (chegando umas 19.30h). Bom, pra ganhar 2 horas vale a pena fazer o sacrifício de uma conexão em Congonhas. O agente de terra só não disse que, na verdade, o vôo pra Brasília saía de Congonhas às 17hs. Ou seja, ia chegar em Brasília, de verdade mesmo, 18.30h. Pois é, com a info correta, tinha ficado quietinho em POA, trabalhando, e ainda ganhava um almoço.

Pois o vôo de Congonhas atrasou, e cheguei em Brasília DEPOIS de quem ficou em POA esperando pelo vôo direto. Cortesia final da TAM, minha mala não estava no vôo que veio de SP. E eu tive que ficar esperando que todos pegassem suas malas, para ir reclamar com o atendente, que calmamente apareceu depois de saírem as malas.

Meus amigos, cartão vermelho da TAM, eu garanto, serve pra muito pouca coisa. Pena que não opção. O que teve de vôo cancelado da GOL hoje não tá no gibi. Mas deve estar na página da Infraero. Que venha a Copa!!! Eu vou passar um mês sem sair de casa.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Julgamento do Edital Universal - CA-SN



A partir de segunda-feira que vem, 16/8, o comitê assessor de Saúde Coletiva e Nutrição inicia o julgamento das propostas submetidas ao Edital Universal de 2010. Foram submetidos 344 projetos, somando mais de 17 milhões solicitados. O Sudeste foi a região com maior demanda - 166 projetos somando 8,5 milhões. O Nordeste vem em segundo, com 88 projetos somando 4 milhões. Veja todas as regiões na tabela abaixo.

A Saúde Coletiva / Medicina Preventiva apresentaram o maior número de projetos, quase a metade do total. Em segundo lugar ficou a Nutrição e em terceiro a Epidemiologia. Esta, por outro lado, apresentou a maior proporção de projetos na faixa C. Veja detalhes na tabela abaixo.

Como sempre, a discrepância entre demanda e os recursos disponíveis é enorme. Para os mais de 17 milhões solcitados a área dispõe de 2,9 milhões - 17%. São 562 mil para a faixa A, 875 mil para a faixa B e 1,5 milhão para a faixa C.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

SOLUÇÃO MÁGICA PRO SEU BACKUP



Eu passei muito tempo atrapalhado com duas coisas. Uma, usar dois computadores e manter os arquivos sincronizados nos dois pra poder trabalhar em casa e no centro de pesquisas. Outra, fazer cópias de segurança com regularidade.

Pois não é que me dei conta que um serviço chamado Dropbox dá conta disso tudo de uma vez só? A idéia é simples: tudo o que vc armazena nas pastas dentro da pasta "My Dropbox" é copiado imediatamente para o servidor deles. E vc pode ter outros computadores sincronizados na mesma conta. Assim, vc grava um documento no escritório e instantes depois ele já está no computador de casa (se ele estiver ligado, claro). Deve ter uns anõezinhos lá, copiando tudo...

Até 2GB o serviço é grátis. Para ter 50GB de espaço, vc paga 100 dólares por ano. Dinheiro mais bem empregado do que esse, acho que não tem.

sábado, 7 de agosto de 2010

LONGA AUSÊNCIA, VOLTANDO DE PEDRAS NA MÃO


Meus amigos, meus inimigos, estou de volta. Melhor diria o maravilhoso Manuel Bandeira - meus amigos, meus inimigos, procurem a estrela da manhã.

Depois de longa ausência. Faltou tempo, faltou inspiração. Mas, como nada na vida é definitivo (além da indesejada), vou começar de novo (mas não vou só contar comigo). Ai. Citações demais.

Com a polêmica sobre o apedrejamento da adúltera iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, eu fui assinar uma petição - contra esse absurdo, claro! E dei de cara com o trailer de um filme que fala sobre uma situação parecida, lançado em 2009, The Stoning of Soraya M. Vi o trailer e fiquei muito interessado. A atuação parece tão intensa! No Brasil, o filme foi apresentado na mostra de 2009 e o único comentário que achei foi do Estadão. No IMDB, o filme tem uma nota super alta - 7,9. Estou ansioso para assistir.

Voltando à realidade, é difícil imaginar como ainda hoje, sob a desculpa da lei islâmica, povos ainda vivam nessa barbárie. Onde adultério é crime punido com morte (só para a mulher, hmm) e por apedrejamento! Esta pobre, que nem marido parece que tinha mais quando "pecou", já recebeu 90 chibatadas. E os muçulmanos insistem que cuidam mais de suas mulheres que os ocidentais. Como se elas fossem seus bichos de estimação, parece. Quando não andam na linha, pau nelas. Leia também a notícia do Guardian, onde eles conseguiram uma entrevista com Sakineh.

Em breve com coisas mais alegres e divertidas!